VALORES

GESTÃO CORPORATIVA

- As empresas do Grupo CMPC são regidas pela lei chilena 18.046 sobre Sociedades Anônimas e seu Regulamento, e pelas normas da Superintendência de Valores y Seguros do país.

- A empresa é gerida por um Conselho de Administração composto por nove membros, que são eleitos em Assembleia Geral e permanecem três anos no cargo.

- O Conselho de Administração se reúne mensalmente para avaliar e decidir o desenvolvimento da empresa em assuntos econômicos, sociais e ambientais.

- Os acionistas podem apresentar os seus pontos de vista sobre o progresso da sociedade em reuniões ordinárias e extraordinárias legalmente citadas.

- Todas as decisões tomadas pelo Conselho que afetem os interesses corporativos ou qualquer fato relevante são comunicados às autoridades regulatórias, às bolsas de valores e ao público em geral.

- As demonstrações financeiras da CMPC são revisadas e auditadas por profissionais independentes indicados pelo Conselho de Administração e divulgadas à autoridade de supervisão e ao público em geral.

- A CMPC está sujeita à supervisão de diversas autoridades e órgãos reguladores nos diversos países onde atua.

- As especificidades do contexto brasileiro são devidamente conhecidas, avaliadas e administradas pelo corpo diretivo da CMPC.

MISSÃO

Ofertar produtos obtidos de forma sustentável a partir de florestas plantadas, gerando benefícios econômicos, sociais e ambientais, contribuindo, desta forma, para o bem-estar e qualidade de vida das pessoas.

VISÃO

Ser reconhecida como produtora mundial de celulose e papel, pela excelência na operação de seus processos e pelo respeito às suas partes interessadas.

PRINCÍPIOS BÁSICOS

Ícone de equidade

EQUIDADE

É o parâmetro para todas as relações que envolvem a empresa, que repudia qualquer tipo de atitude ou política discriminatória, sob qualquer pretexto.

Ícone de prestação de contas

PRESTAÇÃO
DE CONTAS

Cabe aos agentes de governança manter as partes interessadas informadas sobre suas atividades, e assumir integralmente as consequências de seus atos ou omissões.

Ícone de Responsabilidade Corporativa

RESPONSABILIDADE
CORPORATIVA

Os agentes de governança devem zelar pela sustentabilidade da organização, com vistas a sua longevidade, e incorporar considerações de ordem social e ambiental na definição dos negócios e das operações.

POLÍTICA DE GESTÃO INTEGRADA

A CMPC Brasil declara seu compromisso em produzir e comercializar celulose, papel e energia elétrica de forma sustentável, com o objetivo de satisfazer os requisitos exigidos por nossos clientes e o mercado. Buscamos sempre, por meio da melhoria contínua, criar soluções inovadoras, garantindo a alta qualidade dos nossos produtos; conviver com os nossos colaboradores e as comunidades vizinhas, através de iniciativas voltadas à segurança, saúde, educação, geração de renda e qualidade de vida; e conservar os recursos naturais, praticando a gestão ambiental e energética adequada de todos os nossos processos produtivos.


Esta política envolve toda a unidade de Guaíba e demais operações no Rio Grande do Sul, e busca melhorar constantemente nosso desempenho nos sistemas de gestão em que estamos certificados, tendo como referência os seguintes princípios e compromissos:


- Realizar todas as nossas atividades em pleno cumprimento com os requisitos legais aplicáveis às normas corporativas vigentes e outros requisitos.

- Gerir os riscos de processo da operação industrial e florestal para garantir a integridade das pessoas, comunidades e equipamentos; através do controle e capacitação das equipes para uma operação segura.

- Proteger o meio ambiente, utilizando os recursos naturais de forma sustentável e buscando operações com impactos ambientais minimizados por meio de ações constantes de prevenção e controle.

- Desenvolver e manter um Sistema de Gestão Integrado, que promova a busca da melhoria contínua de nossos processos e a implementação das melhores práticas alinhadas às estratégias da empresa.

- Estabelecer e manter objetivos e metas de gestão de segurança de processos, meio ambiente, qualidade e energia desafiantes e compatíveis com os objetivos estratégicos da organização, assegurando a disponibilidade de informações e de recursos necessários para alcançá-los.

- Promover a excelência operacional por meio do uso correto dos recursos disponíveis e da avaliação e melhoria dos processos.

- Considerar o desempenho energético na aquisição de produtos e serviços, bem como no projeto de instalações, equipamentos e sistemas que utilizam energia.

- Desenvolver competências e habilidades de nossos colaboradores, por meio de capacitações e treinamentos, promovendo a segurança dos processos, o respeito ao meio ambiente, a excelência na qualidade de nossos produtos e o uso eficiente dos recursos através de sustentabilidade e melhoria do desempenho energético.

- Desenvolver e aplicar tecnologias que garantam inovação e competitividade.

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

A CMPC possui documentado os padrões éticos e de postura que a companhia espera de seus empregados e terceirizados. Criado em 2004, foi incorporado à cultura do Grupo CMPC e é objeto de revisões sistemáticas. O texto norteia a ética nas relações pessoais e profissionais, dentro e fora da empresa. Para analisar, discutir e indicar as medidas que devem ser tomadas em eventuais transgressões ao Código, um Comitê é formado por membros de áreas específicas e acionado sempre que necessário.



DOCUMENTOS EM PDF PARA DOWNLOAD:

CONHEÇA A HISTÓRIA DA CMPC

SAIBA MAIS